Todo empreendedor sabe que não é tarefa fácil arrecadar recursos para dar início a um novo negócio ou para dar andamento às operações de uma empresa em desenvolvimento. Afinal, é preciso convencer — e encantar — possíveis investidores para que o negócio ande, e uma das principais ferramentas para se fazer isso é o pitch.O pitch de startup nada mais é do que uma apresentação sucinta e objetiva sobre a empresa, que tem como finalidade despertar o interesse das pessoas pelo produto ou serviço apresentado.Quer saber como criar um pitch perfeito e conquistar possíveis investidores e até mesmo novos clientes? Então, continue a leitura!
O que é um pitch de startup?
Em um determinado momento de sua jornada como empreendedor, você precisará apresentar sua startup às pessoas com o objetivo de vender a sua ideia e arrecadar recursos ou conquistar novos clientes ou parceiros. Sendo assim, você terá que mostrar que seu projeto é viável, é promissor e que você conhece muito bem o seu negócio.O pitch é uma apresentação que pode ser feita de várias formas, como:- oralmente;
- de forma oral + uma apresentação visual, geralmente em formato de PowerPoint; ou
- apenas apresentação visual.
- no caso das apresentações visuais, mantenha-a com menos de 20 slides/páginas;
- apresente o negócio, a dor que está sendo resolvida e a solução;
- fale sobre os dados e o tamanho do mercado em que a startup atua;
- não se esqueça de apresentar os diferenciais da startup;
- mostre o seu modelo de negócio;
- apresente o time, bem como as habilidades (skills) dos fundadores;
- mostre também em qual estágio o negócio está;
- e não se esqueça de informar os meios de contato.