Fusion Ventures

FUSION Ventures vai qualificar startups para exits arrojados

Rebranding da FCJ RIO Venture Builder vai além do nome; empresa remodelou operação para promover saídas qualificadas de startups

A divisão regional da FCJ Venture Builder no Rio de Janeiro passou a se chamar FUSION Ventures. Com o rebranding, a empresa também mudou seu posicionamento e expandiu sua esteira de serviços para desenvolver startups cada vez mais fortes no mercado e prepará-las para saídas estratégicas via M&A ou séries de investimentos.

“Nós estruturamos a FUSION Ventures de forma que as startups cresçam em rampa no mercado e em degraus no M&A, criando negócios cada vez mais atrativos para grandes investidores”, explica Carlos Henrique Leão, idealizador e diretor operacional da FUSION Ventures.

Depois de “buildar” diversas startups, a antiga FCJ RIO, lançada em 2020, entendeu que havia determinados obstáculos para as startups ganharem espaço num mercado cada vez mais competitivo e com investidores mais exigentes. Considerando a robustez do ecossistema da FCJ, a melhor saída para alcançar o crescimento acelerado, segundo os sócios-fundadores, se dá por meio de pequenas fusões com outras startups da própria rede.

Além dos serviços de “buildagem” de startups, a FUSION Ventures também contará com uma unidade de negócios especializada em pós-M&A, o Venture Chiefs, e outra em aproximação com fundos de investimentos, a Fusion Capital.“Essa é uma estratégia de tração em escala, que qualificará as startups até uma potencial saída”, pontua o diretor operacional da companhia.

Na prática, as startups que entram para o portfólio da FUSION Ventures são desenvolvidas pela unidade de venture building e, durante esse período de qualificação, realizam pequenas fusões intraportfólio com suporte em inovação e growth, enquanto o serviço de Fusion Capital oferece apoio na gestão de Fundos de Investimento em Participações (FIPs), com alocação de capital intelectual e relacional nas startups em estágios mais avançados de tração e escala.

O reposicionamento da FUSION Ventures reforça o poder do grupo econômico, que hoje conta com mais de 50 corporate venture builders distribuídas entre os principais centros de inovação do Brasil e do mundo, que juntas somam mais de 200 startups no portfólio. “Somos experts em integração de negócios e somamos habilidades em due diligence, avaliação de negócios, soluções e modelos em plataforma e seleção de startups, além de competente interseção entre os modelos mentais do investidor e do empreendedor em suas jornadas de crescimento”, finaliza Leão.

Para marcar a nova fase, a FUSION Ventures fará um evento online no dia 21 de setembro, às 19h, via YouTube. Participe do evento.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.